Quem seria o mais forte, Apolo ou o Cupido ? O que acerta flexas certeiras no inimigo em uma batalha ou aquele que pode controlar o sentimento ?
Quem nunca teve um amor não correspondido pode SIM, culpar o Cupido.
Tudo é culpa do Cupido !
Dafne foi o primeiro amor de Apollo, não foi provocado por acidente mas pela malícia do Cupido. Apolo viu o meninoo brincando com seu arco e flexas e estando ele todo envaidecido pela sua recente vitória contra Piton, disse-lhe - O que você tem a ver com armas mortíferas menino insolente, deixe-os para mãos dignos deles ... o filho de Vênus retruca - Tuas flechas podem ferir todas as outras coisas, mas as minhas podem ferir você. Sendo assim, Cupido tirou de sua aljava duas setas diferentes, um para excitar o amor, o outro para repeli-lo. Com o eixo de chumbo, feriu a ninfa Dafne, e com o ouro, Apolo, através do coração. Imediatamente o deus foi tomado de amor pela donzela e esta sentiu horror à idéia de amar. Ela, odiando a idéia de casamento como um crime.
Apolo a amava e desejava te-la. Ele viu seus cabelos soltos lançados sobre os ombros, e disse: "Se são tão belos, em desordem, o que seria quando arranjados?" Viu seus olhos brilharem como estrelas; viu seus lábios, e não estava satisfeito só em vê-los. Admirou suas mãos e braços, nus até os ombros, e tudo que estava escondido da vista imaginou mais belo ainda. Ele a seguiu, ela fugiu, mais rápida que o vento, e não se retardou um momento antes de suas súplicas. "Fique", disse ele, a filha de Peneu, "eu não sou um inimigo Não me faça voar como uma ovelha foge do lobo, ou uma pomba, o falcão É por amor que eu a persigo. Você me faz miserável, por medo de você cair e se machucar nessas pedras, e que eu deveria ser a causa. Suplico fique mais lenta, e eu a seguirei mais lentamente. Eu não sou palhaço, nenhum camponês rude. Júpiter é meu pai, e eu sou senhor de Delfos e Tenedos, e conhece todas as coisas, presente e futuro. Eu sou o deus da música e da lira. Minhas setas voam certeiras para o alvo;..! mas, infelizmente uma seta mais fatal que as minhas atravessou meu coração. Eu sou o deus da medicina, e conheco as virtudes de todas as plantas de cura. Ai! Eu sofro de uma enfermidade que nenhum bálsamo pode curar! ".
A ninfa continuou sua fuga.. O vento soprou-lhe as vestes, e seus cabelos soltos caíam atrás dela. O deus ficou impaciente para encontrar seu namoros jogado fora e, apressado pela obra do Cupido, ganhou sobre ela na corrida. Apollo é mais rápido e a alcansa no entanto, sua força começa a falhar, e, prestes a cair, ela invoca seu pai, o deus do rio: "Ajuda-me, Peneu a abrir a terra para envolver-me, ou mude as minhas formas, que me trouxe para esse perigo!" Mal ela tinha falado, quando seu seio começou a ser fechado em uma casca, seu cabelo tornou-se folhas; braços tornaram-se ramos; seu pé cravam-se no chão, como uma raiz; seu rosto tornou-se um copa de árvore, retendo nada de si mesma, mas sua beleza, Apolo ficou espantado. Ele tocou a haste, e sentiu a carne tremer sob a casca nova. Ele abraçou os ramos e beijou ardentemente a madeira. Os ramos encolheu de seus lábios. "Desde que você não pode ser minha esposa", disse ele, "serás minha árvore vou usar você para a minha coroa;. Vou decorar com vocês a minha lira e minha aljava; e quando os grandes conquistadores romanos levam a pompa triunfal para a Capitol, você deve ser usada como coroas para suas frontes. E, como juventude eterna é minha, você também deve ser sempre verde e tuas folhas não envelhecerão ". A ninfa, agora transformada em uma árvore Laurel, inclinou a cabeça em reconhecimento e gratidão".
Nenhum comentário:
Postar um comentário